Frases do dia

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
2

O Dez Direitos Naturais das Crianças

 Os 10 direitos naturais das crianças


Texto amplamente divulgado na internet, atribuido indevidamente ao escritor e educacador Rubem Alves. Na verdade - foi extraído de um folheto distribuído em um congresso sobre educação na Itália (sem menção de data e ano) porém graças a ele, chegou ao conhecimento de todos e se espalhou pela internet.
´´E um texto muiiito legal - apesar que , foge um pouco da atual realidade de nossas crianças - principalmente  das que vivem nos grandes centros urbanos-.
Como,  " a esperança é a última que morre" (dito popular), estamos compartilhando como nossa homenagem ao Dia das Crianças.
Dez Direitos Naturais das Crianças
1. Direito ao ócio: Toda criança tem o direito de viver momentos de tempo não programado pelos adultos.
2. Direito a sujar-se: Toda criança tem o direito de brincar com a terra, a areia, a água, a lama, as pedras.
3. Direito aos sentidos: Toda criança tem o direito de sentir os gostos e os perfumes oferecidos pela natureza.
4. Direito ao diálogo: Toda criança tem o direito de falar sem ser interrompida, de ser levada a sério nas suas idéias, de ter explicações para suas dúvidas e de escutar uma fala mansa, sem gritos.
5. Direito ao uso das mãos: Toda criança tem o direito de pregar pregos, de cortar e raspar madeira, de lixar, colar, modelar o barro, amarrar barbantes e cordas, de acender o fogo.
6. Direito a um bom início: Toda criança tem o direito de comer alimentos sãos desde o nascimento, de beber água limpa e respirar ar puro.
7. Direito à rua: Toda criança tem o direito de brincar na rua e na praça e de andar livremente pelos caminhos, sem medo de ser atropelada por motoristas que pensam que as vias lhes pertencem.
8. Direito à natureza selvagem: Toda criança tem o direito de construir uma cabana nos bosques, de ter um arbusto onde se esconder e árvores nas quais subir.
9. Direito ao silêncio: Toda criança tem o direito de escutar o rumor do vento, o canto dos pássaros, o murmúrio das águas.
10. Direito à poesia: Toda criança tem o direito de ver o sol nascer e se pôr e de ver as estrelas e a lua.
Nota: Rubem Alves ainda acrescentou (com o devido pedido de licença) um 11o. direito - não para as crianças e sim para os adultos:
"Todo adulto tem o direito de ser criança"
criança genialk cheio de luz
"Cada criança ao nascer, nos trás a mensagem de que Deus não perdeu as esperanças nos homens."
Tagore


Leia também:


2 comentários :

  1. Uai, não entendi! Se o texto foi atribuído indevidamente ao Rubem Alves como ele acrescentou um 11º direito?
    Gostei! As crianças merecem ser crianças!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Olá Luma...Na verdade, o Rubem Alves foi convidado a participar do evento e ficou encantando pois havia muitas crianças no local. Ele recebebeu o folheto e por conta e iniciativa resolveu acrescentar o 110. direito..que sinceramente hein..maravilhoso. Que bom seria se por um instantes pudessemos voltar a nossa infância!! Obrigado pela visita. Beijus e um lindo 12/10 para você!!

    ResponderExcluir

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog